Jorge Bandarra (Jorge Alberto Pillar Bandarra)

De Futebol de Passo Fundo
Ir para navegação Ir para pesquisar
Jorge Bandarra
Informações pessoais
Nome completo Jorge Alberto Pillar Bandarra
Nascimento 29.11.1934
Local Canguçu-RS
Falecimento 27.04.2014, aos 79 anos
Local Itaboraí-RJ
Ocupação Advogado e político

Jorge Alberto Pillar Bandarra, também conhecido como Jorge Bandarra (Canguçu-RS, 29 de novembro de 1934 — Itaboraí-RJ, 27 de abril de 2014) foi um advogado, vereador, secretário municipal em Passo Fundo e deputado estadual pelo Rio Grande do Sul. Propôs a realização da Taça Gratidão em 1974 entre Gaúcho e Estrela.

História

Nascido em Canguçu, Bandarra veio a Passo Fundo cursar e faculdade de Direito na Universidade de Passo Fundo. Ele foi o orador da primeira turma de formandos do curso. Logo depois de graduado, começou a atuar na área, ganhando notoriedade, o que lhe valeu um convite a concorrer a vereador nas eleições municipais de 1968 pelo então Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e sendo eleito com 687 votos. Em meio a seu mandato, se licenciou do cargo para exercer a função de secretário municipal da Administração no período de Guaracy Marinho, que havia assumido o posto de prefeito após o falecimento de Cesar Santos.  Em 1970, concorreu a deputado estadual, mas não foi eleito.

Disputou a eleição de 1972 a vereador e novamente foi eleito, agora com 937 votos. Foi vice-presidente da Câmara, além de novamente presidir a Comissão de Legislação e Redação.

Interessado em esporte, em 1974 propôs a realização de um jogo entre o Gaúcho e o Estrela devido ao feito do time do Vale do Taquari, na última rodada da fase classificatória do Campeonato Gaúcho, ter ajudado o Gaúcho a se classificar para o decagonal final com uma vitória sobre o Novo Hamburgo, com quem o alviverde disputava a última vaga. O jogo ficou conhecido como Taça Gratidão.

No mesmo ano, tentou mais uma vez ser eleito deputado estadual, e desta vez foi eleito. Tentou a reeleição, mas não recebeu votos suficientes. Com isso, deixou de lado a vida política e passou a se dedicar integralmente à advocacia. Foi um dos agraciados com a Medalha Ilustre Cidadão, nas comemorações dos 150 anos de Passo Fundo, no dia 1º de agosto de 2007. Bandarra faleceu em 2014.