Guaracy Barroso Marinho

De Futebol de Passo Fundo
Ir para navegação Ir para pesquisar
Guaracy Barroso Marinho
Informações pessoais
Nome completo Guaracy Barroso Marinho
Nascimento 13.01.1921
Local Passo Fundo
Falecimento 17.10.1992, aos 71 anos
Local Passo Fundo
Ocupação Agropecuarista, político

Guaracy Barroso Marinho (Passo Fundo, 13 de janeiro de 1921 — Passo Fundo, 17 de outubro de 1992) foi um agropecuarista e político passo-fundense. Em 1970, 14 de Julho e Gaúcho disputaram um torneio amistoso de jogo único cuja taça levava seu nome. Os colorados venceram por 2 a 0.

História

Nascido no distrito de Pontão, no interior de Passo Fundo, começou sua vida profissional no comércio da cidade, até se tornar funcionário público municipal no Departamento de Força e Luz do município. Sempre disse que sua verdadeira vocação era o campo. Agropecuarista, foi um dos primeiros produtores a instalar uma lavoura mecanizada e especializando-se na produção de sementes selecionadas para aumentar a produtividade. Líder natural no setor agropecuário, foi um dos fundadores da Cooperativa de Passo Fundo (Coopasso) em 1955.

Marinho logo se envolveu com a política municipal, sendo um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro em Passo Fundo no final da década de 1940. Mais tarde, seria organizador e presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e então do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Passo Fundo.

Foi pelo MDB que se elegeu vice-prefeito na chapa com o médico César Santos, ex-deputado estadual Constituinte e ex-deputado federal, nas eleições de novembro de 1968. Com o falecimento de Santos, assumiria a prefeitura em 1970, administrando o município até 1972. Entre suas obras mais conhecidas estão a implantação de uma nova iluminação na Avenida Brasil e a abertura e pavimentação da Avenida Brasil Leste, além da implantação de cursos profissionalizantes nas escolas, do cadastramento imobiliário e reestruturação da administração pública, com a criação das secretarias da Agricultura, Indústria e Comércio e a dos Serviços Urbanos.

Em 1982, recebeu a honra máxima do município, a Medalha de Grão Mérito Fagundes dos Reis, pelas atividades desenvolvidas durante sua administração. Depois, seria eleito deputado estadual no período de 1986 a 1991.

Guaracy Barroso Marinho morreu em Passo Fundo, em 17 de outubro de 1992, aos 71 anos. Dois anos depois, em 1994, um decreto municipal deu o nome do agropecuarista e político a uma escola municipal no Bairro Alexandre Zacchia. Em 1998, uma lei do município passou a denominar a Perimetral Sul (do trevo da Avenida Presidente Vargas, até o trevo da ERS-153 com a ERS-324) como Avenida Perimetral Deputado Guaracy Marinho.