2020 - A covid-19 e o futebol em Passo Fundo

De Futebol de Passo Fundo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Dois mil e vinte seria o ano das grandes conquistas dentro de campo. Era este o sentimento de torcedores e dirigentes de Passo Fundo e Gaúcho. O tricolor montara um time competitivo para a Divisão de Acesso (o campeonato estadual da segunda divisão). O alviverde se preparava para, finalmente, deixar de "bater na trave" dos vice-campeonatos ou das semifinais e sair da Segunda Divisão (na verdade, a terceira).

Mas, se em janeiro de 2020 alguém revelasse o que estaria prestes a acontecer no mundo seria taxado de louco ou de "teórico da conspiração".

Depois de apenas três rodadas da Divisão de Acesso, a última no dia 11 de março, o campeonato era interrompido. A Segundona nem mesmo iniciara.

Era o terror causado pela covid-19, que reacendera o pânico pela gripe espanhola de 1918.

Os primeiros casos

Até então, a epidemia do coronavírus, que teve o primeiro caso confirmado no Brasil em 25 de fevereiro, ainda parecia distante, afetando principalmente a China e a Europa. No dia 10 de março, surgia o primeiro caso no Rio Grande do Sul, um homem de 60 anos em Campo Bom que retornara de uma viagem à Itália. No dia 16, o sinal de alerta: o Brasil confirmava a primeira morte no país, um homem de 62 anos em São Paulo.

Dois dias depois, aulas, shows e eventos eram cancelados em Passo Fundo. Finalmente, no dia 25, era anunciado o primeiro caso da doença no município, um homem de 38 anos.

À exceção dos anos em que os clubes locais não estavam em campo, certamente por problemas financeiros, esse era o primeiro registro de uma interrupção oficial no futebol passo-fundense. Em 1918, durante a gripe espanhola, que matou 105 dos 7,5 mil habitantes do município (1,4% da população), eram apenas dois os clubes, Gaúcho e Grêmio, e ainda criados poucos meses antes da pandemia, em uma época amadora e sem competições.

A volta do futebol em meio à pandemia

Mais de 100 anos depois, o futebol voltou ainda durante a pandemia. Em meio a outra realidade de relações econômicas e de trabalho, foi uma saída para manter os empregos de centenas ou mesmo milhares de pessoas envolvidas direta e indiretamente com o esporte.

Assim, em novembro de 2020 o Passo Fundo estreava na Copa FGF contra o Marau, vencendo por 3 a 0 no Estádio Vermelhão da Serra. A esvaziada competição aberta a todos os clubes profissionais do estado, e que daria ao campeão uma vaga na Copa do Brasil em 2021, contou com a presença de apenas 11 deles. O Gaúcho preferiu não participar.

O Passo Fundo parou nas semifinais frente o São José. No primeiro jogo, em casa, o tricolor foi derrotado por 1 a 0. Partindo para o tudo ou nada na capital, chegou a abrir o placar, mas sofreu o gol de empate que definiria o marcador e a eliminação.

Era o fim de um ano para o qual ninguém estava preparado e que terminava, oficialmente, com a morte de 222 passo-fundenses causada pelo vírus.

Cronologia da covid-19, até o fim de 2020 em Passo Fundo

  • 17.11.2019 – De acordo com relatórios de fontes oficiais do governo chinês, este teria sido o dia do registro do primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus humano, embora não tenha sido reconhecido na época.
  • 01.12.2019 – Em janeiro de 2020, uma equipe de médicos especialistas chineses foi encarregada de investigar o início da pandemia. A equipe observou em sua revisão dos registros médicos locais que o primeiro paciente, posteriormente diagnosticado com a covid-19, apresentou sintomas pela primeira vez em 12 de dezembro. No entanto, a equipe de especialistas encontrou um caso anterior, de um paciente que teve sintomas pela primeira vez a 1º de dezembro de 2019, apontando para uma origem ainda mais precoce.
  • 12.12.2019 – A Televisão Central da China reporta como sendo este o dia em que "um novo surto viral foi detectado pela primeira vez na cidade de Wuhan".
  • 21.12.2019 – Epidemiologistas chineses e o Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças (CCCPD) publicam em janeiro um artigo afirmando que o primeiro grupo de pacientes com "pneumonia de causa desconhecida" foi identificado em 21 de dezembro de 2019.
  • 24.12.2019 – É reportada a primeira coleta de amostras do vírus para a realização de seu sequenciamento genético.
  • 29.12.2019 – De acordo com uma publicação do CCCPD em 31 de janeiro de 2020, os fatos que levaram à identificação do vírus foram os seguintes: "Em 29 de dezembro de 2019, um hospital em Wuhan recebeu quatro indivíduos com pneumonia e reconheceu que todos os quatros haviam trabalhado no mercado de frutos do mar de Huanan, que vende aves vivas, produtos aquáticos, além de diversos tipos de animais selvagens. O hospital reportou essa ocorrência ao CCCPD, o que levou a equipe do centro em Wuhan a iniciar uma investigação de campo em uma busca retrospectiva por pacientes de pneumonia potencialmente relacionados ao mercado. Os investigadores encontraram pacientes adicionais ligados ao mercado e, em 30 de dezembro, autoridades de saúde da província de Hubei reportaram tal grupo ao CCCPD. No dia seguinte, o CCCPD enviou especialistas a Wuhan para apoiar a investigação e controlar a situação. Amostras desses pacientes foram obtidas para a realização de análises laboratoriais."
  • 31.12.2019 – A China contata a Organização Mundial da Saúde e a informa a respeito de "casos de pneumonia de causa desconhecida detectados em Wuhan". Como resultado do anúncio, Hong Kong, Macau e Taiwan imediatamente fortaleceram seus processos de restrição de entrada.
  • 05.01.2020 – O número de casos suspeitos em Wuhan chega a 59, com 7 em condição crítica. Todas as pessoas foram postas sob quarentena e oficiais médicos locais começaram a monitorar 163 de seus contatos. Nesse momento, não há casos reportados de transmissão entre humanos ou de contaminação em trabalhadores de saúde.
  • 06.01.2020 – Autoridades de saúde de Wuhan anunciam que continuam a busca pela origem, mas até o momento descartam a hipótese de gripe, gripe aviária, adenovírus, e coronavírus de SARS e MERS como sendo o patógeno respiratório que infectou 59 pessoas em 5 de janeiro.
  • 09.01.2020 – A OMS confirma que o novo coronavírus foi isolado.
  • 11.01.2020 – A primeira morte pelo vírus é de um homem de 61 anos, cliente regular do mercado de frutos do mar em Wuhan. Ele tinha doença hepática crônica e morreu de insuficiência cardíaca e pneumonia.
  • 28.01.2020 – O Brasil aumenta o nível de alerta de emergência de 2 para 3, considerando um "perigo iminente" a chegada da doença ao país. O Ministério da Saúde confirma três casos suspeitos em Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. A paciente de Minas Gerais apresenta sintomas compatíveis com o protocolo de prevenção, sendo que ela esteve na cidade de Wuhan, o epicentro do surto do vírus.
  • 30.01.2020 – A OMS declara estado de emergência global em razão do novo coronavírus. Até o momento, são contabilizados 7,7 mil casos e 170 mortes na China, principal local de multiplicação do vírus. Em outros 19 países, já foram registrados 98 casos. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga 9 casos suspeitos.
  • 05.02.2020 – O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVEH) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo fazem um treinamento para capacitar, esclarecer dúvidas e preparar os funcionários do hospital para o atendimento de pacientes com suspeita da doença.
  • 06.02.2020 – Antes de haver casos da doença no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro sanciona a lei que trata as normas da quarentena no país e medidas de combate ao coronavírus. A proposta foi enviada pelo ao Congresso e aprovada na mesma semana como forma de estabelecer regras para a chegada no país dos brasileiros que estavam em Wuhan (cidade chinesa epicentro da pandemia) e foram trazidos ao Brasil pelo governo brasileiro.
  • 25.02.2020 – O Brasil confirma o primeiro caso de covid-19, um homem de 61 anos que esteve em viagem pela Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro. É o primeiro caso também na América do Sul. Com isso, exceto a Antártica, todos os continentes têm casos relatados da doença.
  • 27.02.2020 – Passo Fundo tem o primeiro caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus. É uma mulher de 49 anos que retornou à cidade após uma viagem à Itália e manifestou os sintomas gripais de covid-19, como febre e dores no corpo. Posteriormente, o caso seria descartado.
  • 10.03.2020 – O Rio Grande do Sul confirma o primeiro caso de coronavírus. O paciente é um homem de 60 anos que mora em Campo Bom. De acordo com a secretaria de saúde do município, ele havia retornado de uma viagem à Itália quando começou a apresentar os sintomas.
  • 11.03.2020 – A OMS declara pandemia de covid-19. O anúncio surge quando há mais de 120 países com casos declarados de infeção. No Brasil são 37 casos.
  • 13.03.2020 – O primeiro brasileiro confirmado com covid-19 no Brasil está curado. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro faz o primeiro teste para confirmar se está infectado. O exame resulta negativo. O país confirma 22 novos casos, elevando o total para 171.
  • 16.03.2020 – O Brasil confirma a primeira morte no país, um homem de 62 anos de idade no estado de São Paulo.
  • 18.03.2020 – A prefeitura de Passo Fundo cancela as aulas da rede municipal por tempo indeterminado. Também estão suspensas as atividades promovidas pela prefeitura como shows, eventos esportivos, peças de teatro, cursos e oficinas. O decreto recomenda que as instituições de ensino particulares, igrejas e outras entidades que reúnem grande público suspendam as atividades e evitem a aglomeração de pessoas. Ainda, é confirmado o primeiro caso na região. É um homem de 63 anos morador de Serafina Corrêa.
  • 19.03.2020 – O prefeito Luciano Azevedo decreta situação de emergência para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O documento prevê o fechamento do comércio local, bares, restaurantes, igrejas e casas noturnas. Segundo o documento, serviços essenciais, como farmácias, supermercados e postos de combustíveis ficarão abertos à comunidade e funcionarão, também, pelo serviço de tele entrega. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, são monitorados dois casos suspeitos de ter contraído o quadro viral.
  • 20.03.2020 – Uma mulher de 60 anos testa positivo para infecção pelo novo coronavírus em Erechim. Em três dias, é o quinto caso confirmado na região e o terceiro naquela cidade. O governador Eduardo Leite declara que o Rio Grande do Sul tem uma situação de transmissão comunitária do novo coronavírus. Esse cenário ocorre quando não é mais possível identificar a fonte de transmissão de pacientes que contraem a doença, o que indica que o vírus já circula entre a população.
  • 21.03.2020 – Roraima confirma os dois primeiros casos. Com isso, a doença é registrada em todos os estados. No Brasil, já são mais de mil as infecções.
  • 25.03.2020 – Confirmado o primeiro caso de coronavírus em Passo Fundo. O paciente é um homem de 38 anos. Ainda não se sabe o histórico de viagem e nem o boletim clínico dele. No momento, existem mil leitos vagos nos hospitais da cidade. Caso haja necessidade, será utilizado o campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O Rio Grande do Sul anuncia a primeira morte por covid-19 no estado. A vítima é uma mulher de 91 anos que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre.
  • 28.03.2020 – Passa de 100 o número de mortos no país pela covid-19. O número é alcançado 11 dias após a primeira morte pela doença no Brasil.
  • 09.04.2020 – Morre a primeira vítima de covid-19 em Passo Fundo. A mulher de 61 anos estava internada em estado grave desde o dia 29 de março. Ela também sofria de diabetes e hipertensão. Poucas horas depois, é confirmado o segundo óbito. Um homem de 89 anos, que estava internado desde o dia 27 de março e apresentava doenças respiratória e neurológica crônicas. O município tem 23 casos confirmados.
  • 14.04.2020 – O primeiro paciente passo-fundense diagnosticado com covid-19 deixa o Hospital de Clínicas da cidade. O homem de 38 anos não tinha outros problemas de saúde, mas precisou ficar internado na UTI durante três dias.
  • 19.04.2020 – O uso de máscaras se torna obrigatório em Passo Fundo.
  • 25.05.2020 – Passo Fundo ultrapassa os 100 casos confirmados de covid-19.
  • 27.04.2020 – Morre em Passo Fundo a décima vítima de covid-19. Trata-se de uma mulher de 83 anos que estava internada e tinha histórico de doenças crônicas. Horas depois, é confirmado o 11º óbito. A cidade tem 107 casos confirmados de covid-19.
  • 04.05.2020 – Passo Fundo registra o 17º óbito e se torna a cidade com o maior número de mortes causadas pela covid-19 no Rio Grande do Sul, ultrapassando Porto Alegre.
  • 05.05.2020 – Passo Fundo registra mais 15 casos e o total no município chega a 203.
  • 11.05.2020 – Depois de dez dias fechado, o comércio é autorizado a reabrir na cidade.
  • 12.05.2020 – Passo Fundo supera o número de 20 mortes por covid-19.
  • 13.05.2020 – Passo Fundo ultrapassa os 100 casos confirmados.
  • 18.05.2020 – A prefeitura de Passo Fundo anuncia multa de R$ 180 para quem for flagrado sem máscara em áreas públicas do município.
  • 19.05.2020 – A prefeitura de Passo Fundo divulga estudo sobre perfil dos óbitos por coronavírus no município. A idade média das pessoas que morreram é de 75 anos. A letalidade do vírus em Passo Fundo segue o comportamento mundial, onde o percentual de óbitos é maior em idosos, em especial com 80 anos ou mais. Em Passo Fundo, não foram observadas mortes de pacientes jovens, sem doenças associadas ou profissionais da saúde. A cidade contabiliza 25 mortes por covid-19.
  • 24.05.2020 – Passo Fundo supera o número de 30 mortes por covid-19.
  • 26.05.2020 – Passo Fundo ultrapassa os 500 casos confirmados.
  • 22.06.2020 – Passo Fundo registra a 40ª morte.
  • 04.07.2020 – A prefeitura de Passo Fundo anuncia a confirmação de mais 77 casos de contaminados com o novo coronavírus no município e o total chega a 2.026 infectados. As mortes por covid-19 são 46.
  • 10.07.2020 – A Secretaria Municipal de Saúde confirma mais duas mortes devido ao coronavírus, chegando aos 50 casos na cidade, que ainda tem 2.262 infectados.
  • 20.07.2020 – Com a confirmação de mais duas mortes, Passo Fundo chega aos 61 óbitos causados pela covid-19 segundo a prefeitura da cidade.
  • 23.07.2020 – Com 104 casos confirmados no dia, Passo Fundo chega a 3.003 infectados pelo coronavírus segundo a prefeitura.
  • 06.08.2020 – Com mais 52 casos registrados, Passo Fundo chega a 4.012 infectados pelo coronavírus. O número de recuperados é de 3.589 pessoas. Mas, com outra morte registrada, o número de óbitos na cidade relacionados à doença chega aos 86.
  • 18.08.2020 – Com a confirmação de três mortes, Passo Fundo supera os 100 óbitos por covid-19, chegando a 102 moradores vítimas da doença.
  • 19.08.2020 – Com 112 novos casos, Passo Fundo supera os 5 mil infectados pelo novo coronavírus, chegando a 5.021 confirmações da doença.
  • 31.08.2020 – Após cinco meses desde o primeiro caso em Passo Fundo, agosto fecha como o mês onde mais mortes foram registradas devido ao coronavírus na cidade: 51. Também é o mês que mais registra novos casos: 2.457. A prevalência permanece sendo entre os homens (58%). A faixa etária com mais casos confirmados na cidade é de 30 a 39 anos. Já a faixa etária com mais mortes segue sendo a que envolve idosos. Os dados de agosto mostram que 33% das mortes foram de pessoas com mais de 80 anos. A taxa de letalidade, proporcional ao número de casos e habitantes, é de 2,1%.
  • 02.09.2020 – Com 52 novos casos, Passo Fundo chega a 6.026 confirmações da doença. Ainda é registrada mais uma morte, a de um homem de 70 anos. Este é o 128º óbito de um morador do município. A cidade ainda tem 129 pacientes hospitalizados. Do total, 48 estão em UTI e 81 em leitos clínicos.
  • 09.09.2020 – Pela primeira vez em 12 dias, Passo Fundo não registra mortes por covid-19. O total de óbitos é de 138, com 6.431 casos.
  • 21.09.2020 – Com a confirmação de 26 novos casos, Passo Fundo supera os 7 mil infectados pelo novo coronavírus, chegando aos 7.023. Também são confirmadas duas novas mortes relacionadas à covid-19, fazendo o total chegar a 151.
  • 28.10.2020 – Com 70 novos casos, Passo Fundo chega a 8.014 moradores infectados.
  • 20.11.2020 – Passo Fundo supera os 9 mil casos com a confirmação de mais 125 pessoas infectadas. Ainda, depois de 16 dias sem mortes, são registrados mais dois óbitos, fazendo o total chegar a 180.
  • 03.12.2020 – Passo Fundo supera os 10 mil casos da doença, com a confirmação de mais 65 pessoas infectadas. O total agora é de 10.063.
  • 13.12.2020 – Com mais duas mortes, Passo Fundo chega aos 200 óbitos de moradores causados pela covid-19.
  • 28.12.2020 – Depois de três meses, são registradas mais três mortes em apenas um dia na cidade, elevando o total para 220.
  • 31.12.2020 – Passo Fundo termina o ano com 13.911 casos e 222 mortes.

Nota do autor

Este artigo foi escrito em 2020, com a informação (ou a desinformação, mas o que era publicado pelos governos e mídia) e os números oficiais da época.