RBS TV Passo Fundo

De Futebol de Passo Fundo
Ir para navegação Ir para pesquisar
RBS TV Passo Fundo
Informações
Nome completo Rádio e TV Umbú Ltda.
Proprietário Grupo RBS
Atividade 1980-hoje
Endereço Rua Princesa Isabel, 755
Slogan "Bem pra ti"
Formato Comercial
Prefixo ZYB-626
Potência 5 kW
Canais 7 (analógico), 34 (digital)
Site não tem

A RBS TV Passo Fundo foi a primeira emissora de televisão da cidade. Inaugurada em 1980 com o nome de TV Umbú, logo passou a retransmitir a programação da RBS TV e da TV Globo, como uma de suas afiliadas.

A televisão em Passo Fundo

No início de fevereiro de 1960, a primeira captação de sinais de televisão em Passo Fundo foi notícia nos jornais da cidade. Eram imagens ainda “borradas” da TV Piratini de Porto Alegre, canal 5, que retransmitia a programação da Rede Tupi. A captação aconteceu em televisores instalados na Casa Sonora, onde o comerciante e industrial Eleodoro Antunes Fernandes (também era dono da fábrica de refrigeradores Frigelan) se dedicou durante dias até obter sucesso na sintonia dos aparelhos.

A atração do público foi imediata. Um dos primeiros a comprar um aparelho de televisão na cidade foi o advogado e patrono do 14 de Julho Celso Fiori.

Mas a possibilidade de instalação de uma emissora em Passo Fundo só ganhou caráter oficial em 1974, quando o então prefeito de Passo Fundo Edu Villa de Azambuja encaminhou ao ministro das Comunicações Euclides Quandt de Oliveira uma solicitação de abertura de edital de concorrência pública para a instalação de um canal de televisão na cidade. O argumento era que o município já tinha "população, movimento econômico e influência regional" suficientes para "merecer" uma emissora.

A Rádio e TV Umbú Ltda.

Participaram da concorrência pela emissora na cidade a Companhia Jornalística Caldas Junior (dona, entre outras, do Correio do Povo e da Rádio Guaíba), a Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV), o Grupo de Emissoras Reunidas (então dona da Rádio Passo Fundo) e a TV Difusora (a primeira emissora brasileira a realizar transmissão ao vivo, em cores, no caso a solenidade da Festa da Uva de Caxias do Sul em 19 de fevereiro de 1972), além de dois grupos de empresários e profissionais liberais de Passo Fundo.

E, para a surpresa das empresas de mídia, no dia 3 de novembro de 1977 foi anunciado que um dos grupos da cidade ganhava a concorrência. O Grupo Umbú era composto por Conrado Hexsel, Nestor Buaes, Nilo Fernandez, Paulo Giongo, Ruy Bastian e Sergio Benvegnú. A escolha teria sido influenciada por Bruno Edmundo Markus. O dentista (que entre outras atividades foi professor e seria reitor da Universidade de Passo Fundo nos anos 1970) era cunhado do então presidente Ernesto Geisel e, em uma conversa, Markus "teria recomendado" a escolha do Grupo Umbú (e inclusive teria trazido em mãos de Brasília a concessão do canal).

Pelos termos do edital, a já denominada TV Umbú transmitiria sua programação pelo canal 9, com uma potência de 10 kW (depois reduzida a 5 kW), o que lhe permitiria cobrir todo o estado, além de Santa Catarina e do Paraná.

A assinatura da concessão aconteceu no dia 5 de dezembro de 1977, no gabinete do ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, com a presença do advogado Nestor Buaes, representando o Grupo Umbú como gerente da Rádio e TV Umbú Ltda., do diretor-geral do Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel), coronel Idalécio Nogueira Diagenes, e da diretora da Divisão de Radiodifusão do Dentel, Regina Maria da Cruz Cabral, além de políticos e empresários.

Inicialmente, o grupo vencedor da licitação esperava receber um terreno por parte do município para instalar a emissora, o que não aconteceu. O Grupo Umbú adquiriu então um terreno nos altos do Bairro Petrópolis, na esquina das ruas Princesa Isabel e Otávio Rocha. A intenção era que entre o final de 1978 e o início de 1979 a emissora entrasse em operação, mas ainda não estava definido se a TV Umbú retransmitiria a programação da Globo ou da Rede de Emissoras Independentes (liderada pela TV Record de São Paulo).

Depois de vários atrasos, em março de 1979 começavam as obras de construção da TV Umbú no Bairro Petrópolis. Enquanto isso, os equipamentos, que na época teriam custado 900 mil dólares, dinheiro financiado pelo Banco de Londres, já estavam em Porto Alegre. A previsão era que a TV Umbú entrasse no ar em setembro de 1979.

No mesmo ano, o diretor-gerente da TV Umbú, Paulo Giongo, em entrevista ao jornal O Nacional, anunciava que a emissora atuaria em convênio com a Rede Brasil Sul de Comunicações e que a direção administrativa ficaria com Luiz Perroni Pereira, que até então atuava como gerente da TV Rio Grande. A programação inicial teria incríveis três horas de produção local (em 2024, eram apenas 20 minutos locais). Giongo também disse que a cidade ganharia uma rádio FM. A intenção era contratar 80 pessoas para a nova emissora.

Finalmente, no dia 28 de maio de 1980, era inaugurada a Rádio e TV Umbú Ltda., prefixo ZYB 626, canal 7 analógico, com a presença do ministro das comunicações Haroldo Correa de Mattos, do governador José Augusto Amaral de Sousa e do prefeito Firmino da Silva Duro, além de centenas de convidados. Um pé de Umbú foi plantado no terreno da emissora. Para manter os altíssimos custos de manutenção da emissora, a TV Umbú filiou-se ao Grupo RBS ainda antes de começar suas transmissões.

Em agosto de 1985, a TV Umbú era autorizada a utilizar em suas transmissões a “denominação de fantasia” RBS TV Passo Fundo. No dia 23 de agosto de 2012, entrava no ar no Rio Grande do Sul o sinal digital da RBS TV Passo Fundo no norte do estado, operando no canal 34 UHF. O sinal analógico foi desligado em 25 de abril de 2021.

A emissora foi responsável por transmitir vários blocos locais de programas jornalísticos, incluindo Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço, Globo Esporte e RBS Notícias, além do RBS Cidade, que ia ao ar durante os intervalos comerciais prestando serviços à população. Seu conteúdo também era veiculado pela extinta TVCOM de Porto Alegre.

Hoje, a RBS TV Passo Fundo retransmite a programação da Rede Globo para 84 cidades da região norte do Rio Grande do Sul, e gera apenas os blocos regionais do Jornal do Almoço para 220 municípios das regiões norte e noroeste. O telejornalismo da emissora é composto pelas equipes das cidades de Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Passo Fundo e Santa Rosa.