Guaracy Barroso Marinho
Guaracy Barroso Marinho (Passo Fundo, 13 de janeiro de 1921 — Passo Fundo, 17 de outubro de 1992) foi um agropecuarista e político passo-fundense. Em 1970, 14 de Julho e Gaúcho disputaram um torneio amistoso de jogo único cuja taça levava seu nome. Os colorados venceram por 2 a 0.
História
Nascido no distrito de Pontão, no interior de Passo Fundo, começou sua vida profissional no comércio da cidade, até se tornar funcionário público municipal no Departamento de Força e Luz do município. Sempre disse que sua verdadeira vocação era o campo. Agropecuarista, foi um dos primeiros produtores a instalar uma lavoura mecanizada e especializando-se na produção de sementes selecionadas para aumentar a produtividade. Líder natural no setor agropecuário, foi um dos fundadores da Cooperativa de Passo Fundo (Coopasso) em 1955.
Marinho logo se envolveu com a política municipal, sendo um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro em Passo Fundo no final da década de 1940. Mais tarde, seria organizador e presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e então do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Passo Fundo.
Foi pelo MDB que se elegeu vice-prefeito na chapa com o médico César Santos, ex-deputado estadual Constituinte e ex-deputado federal, nas eleições de novembro de 1968. Com o falecimento de Santos, assumiria a prefeitura em 1970, administrando o município até 1972. Entre suas obras mais conhecidas estão a implantação de uma nova iluminação na Avenida Brasil e a abertura e pavimentação da Avenida Brasil Leste, além da implantação de cursos profissionalizantes nas escolas, do cadastramento imobiliário e reestruturação da administração pública, com a criação das secretarias da Agricultura, Indústria e Comércio e a dos Serviços Urbanos.
Em 1982, recebeu a honra máxima do município, a Medalha de Grão Mérito Fagundes dos Reis, pelas atividades desenvolvidas durante sua administração. Depois, seria eleito deputado estadual no período de 1986 a 1991.
Guaracy Barroso Marinho morreu em Passo Fundo, em 17 de outubro de 1992, aos 71 anos. Dois anos depois, em 1994, um decreto municipal deu o nome do agropecuarista e político a uma escola municipal no Bairro Alexandre Zacchia. Em 1998, uma lei do município passou a denominar a Perimetral Sul (do trevo da Avenida Presidente Vargas, até o trevo da ERS-153 com a ERS-324) como Avenida Perimetral Deputado Guaracy Marinho.