Torneio Dia do Município

De Futebol de Passo Fundo
Revisão de 20h53min de 26 de agosto de 2024 por Futebolpassofundo (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Torneio Dia do Município
Informações
Organização Cruzeiro, Gaúcho, Instituto Educacional
e Rio Grandense
Período 1937 (1 edição)
Sistema de disputa Eliminatório, jogo único
Jogos 4
Gols 4
Primeiro vencedor Instituto Educacional
Atual vencedor Instituto Educacional
Maior vencedor Instituto Educacional (1x)

O Torneio Dia do Município foi uma competição disputada no dia 7 de agosto de 1937, data que marcou os 80 anos da emancipação de Passo Fundo. O torneio reuniu as equipes do Cruzeiro, Gaúcho, Instituto Educacional (então Instituto Gymnasial) e Rio Grandense em partidas eliminatórias disputadas em tempo reduzido (15 minutos em cada etapa).

As equipes se reuniram às 13h30 daquele sábado na Praça Marechal Floriano, já uniformizadas, de onde se deslocaram para o Campo da Vila Lucas Araújo, do Rio Grandense, acompanhadas por fogos de artifício e pela banda da Brigada Militar. Assim que chegaram ao campo, depois das boas-vindas, o advogado Celso Fiori fez o discurso de abertura da competição.

Os jogos

O primeiro jogo foi entre os anfitriões e os estudantes do Instituto Gymnasial. O árbitro foi o tenente Octaviano Lerina Lopes, da Brigada Militar. Os primeiros 15 minutos de jogo foram muito disputados e terminou empatado sem gols. Na segunda etapa, Maibier fez o gol da vitória do IG.

A segunda partida trazia o favoritismo dos brigadianos do Cruzeiro contra o recém-refundado Gaúcho. Mas o time alviverde surpreendeu e resistiu o quanto pôde, sofrendo o único gol já no final do tempo regulamentar, com Peixe.

O terceiro lugar entre Rio Grandense e Gaúcho foi muito igual, mas os periquitos conseguiram vencer também pela contagem mínima, com Brasileiro marcando em uma cobrança de pênalti.

Na decisão, o Instituto Gymnasial surpreendeu e venceu o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Cunha, aproveitando um contra-ataque. É de se destacar a esportividade da equipe militar. O jogo já estava no fim quando o árbitro Honorino Malheiros marcou pênalti a favor do Cruzeiro. A torcida protestou porque dizia que o lance havia sido “bola na mão” e não uma intencional “mão na bola”. Boa parte da torcida então invadiu o gramado. Não para reclamar e muito menos para brigar, mas para acompanhar a cobrança da penalidade ao redor do gol defendido por Jairo. Então veio a grande demonstração do que hoje seria chamado “fair play”, ou “jogo limpo”. O jogador do Cruzeiro propositadamente errou a cobrança.

Minutos depois, começava a festa do Instituto, que chegou a ser chamado de "campeão municipal" pelos jornais.

Lista de campeões

Ed. Ano Campeão Vice-campeão Final
1937 Instituto Gymnasial Cruzeiro 1-0

Títulos

Equipe Títulos Anos
Instituto Gymnasial 1 1937

Lista de goleadores

Ano Gols Jogador Equipe
1937 1 Brasileiro Gaúcho
Cunha Instituto Gymnasial
Maibier Instituto Gymnasial
Peixe Cruzeiro