João De Cesaro (Giovanni De Cesaro)

Revisão de 19h59min de 22 de julho de 2024 por Futebolpassofundo (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
João De Cesaro
Informações pessoais
Nome completo Giovanni De Cesaro
Nascimento 03.10.1883
Local Belluno, Itália
Falecimento 25.03.1945, aos 61 anos
Local Passo Fundo
Ocupação Construtor, comerciante

Giovanni De Cesaro, também conhecido como João De Cesaro (Belluno, Itália, 3 de outubro de 1883 — Passo Fundo, 25 de março de 1945), foi um famoso construtor em Passo Fundo. Em 1925, emprestou seu nome a um troféu disputado entre Gaúchoe 14 de Julho. A renda da partida da Taça João De Cesaro foi destinada para ajudar na construção da nova sede do então Clube União Commercial. A taça levou o nome do construtor responsável pela obra. Pela conquista, o Gaúcho ganhou uma taça que foi entregue em um baile no Clube União Commercial pelo próprio De Cesaro.

História

Nascido na província de Treviso, na região do Vêneto no norte da Itália, Giovanni De Cesaro tinha 6 anos de idade quando veio para o Brasil, em 1890, acompanhando os pais Giacomo e Dominga. A família se estabeleceu em Azambuja, distrito de Tubarão, em Santa Catarina. Como muitos imigrantes, Giovanni teve seu prenome abrasileirado, no caso para João.

De Cesaro começou a trabalhar aos 14 anos como pedreiro, carpinteiro e encanador, seguindo os passos do pai. Casou-se com Adelia Cecconi e se transferiu para Buenos Aires, na Argentina, onde morou por três anos. De volta ao Brasil, João De Cesaro veio para Passo Fundo, onde começou a trabalhar como construtor, criando sua empresa em 1911. Também aprendeu a desenhar, o que lhe permitiu fazer os projetos das próprias obras, elevando seu trabalho a um novo nível. Entre as construções mais famosas que executou em Passo Fundo estão justamente a sede do Clube Comercial, Clube Caixeiral, Colégio Notre Dame, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital de Clínicas, Banco da Província (hoje Banco ltaú), o Quartel do Exército e a Escola Protásio Alves. Também são de sua autoria o Palácio da Intendência de Erechim, a Igreja de São Luiz em Casca e a Estação Ferroviária de Carazinho; além de dezenas de prédios residenciais.

João De Cesaro também foi proprietário do Cine Coliseu e sócio de João Salton (pai do segundo patrono do Gaúcho, Wolmar Salton na madeireira João Salton e Cia. Ltda. Ainda, foi conselheiro municipal do intendente Nicolau Vergueiro (primeiro patrono do Gaúcho), em 1922; presidente, em 1930, da Societá Italiana Di Mutuo Socorro (que depois mudou de nome para Clube Caixeiral) e um dos fundadores do Rotary Club de Passo Fundo. Além disso, empenhava-se em ensinar seu ofício aos que considerava seus melhores serventes nas obras e chegou a trazer compatriotas italianos devido à falta de mão de obra.

Com Adelia, João teve cinco filhos, entre eles o industrial Maggi De Cesaro (fundador da Cerâmica São João e que emprestou o nome para o antigo ginásio municipal de esportes de Passo Fundo) e o advogado Verdi De Cesaro, um dos fundadores da Sociedade Pró-Universidade de Passo Fundo e professor da Universidade de Passo Fundo, que hoje dá nome a uma rua no Loteamento Cidade Universitária.

João De Cesaro morreu em Passo Fundo a 25 de março de 1945, aos 61 anos. Ele também dá nome ao Centro Integrado Municipal (CIM) localizado na Rua Erechim, no Bairro Vera Cruz.