Guilherme Venhofen (Guilherme Waldemar Venhofen)

Revisão de 21h59min de 18 de julho de 2024 por Futebolpassofundo (discussão | contribs)
Guilherme Venhofen
Informações pessoais
Nome completo Guilherme Waldemar Venhofen
Nascimento 01.05.1918
Local Canoas-RS
Falecimento 07.10.1974, aos 56 anos
Local Passo Fundo
Ocupação Comerciante
Carreira em Passo Fundo
Dirigente
Equipes Gaúcho

Guilherme Waldemar Venhofen, também conhecido como Guilherme Venhofen (Canoas-RS, 1º de maio de 1918 — Passo Fundo, 7 de outubro de 1974), foi presidente do Gaúcho em 1957 durante a inauguração do Estádio Wolmar Salton.

História

Venhofen e a esposa, Aldaziza, foram proprietários do antigo Bar e Restaurante Maracanã, que funcionava na rua Moron, próximo à agência dos Correios, no centro da cidade.

O local era conhecido por ser um ponto de confraternização de feitos esportivos e por receber em ocasiões especiais os "artistas mais consagrados" do programa Clube do Titio, da Rádio Passo Fundo.

Em fevereiro de 1957, Guilherme Venhofen participou da estreia do "Coluna Alviverde", programa de rádio do Gaúcho na Rádio Municipal, quando foi entrevistado como vice-presidente do clube na gestão de Centenário Índio do Amaral. No mesmo ano, assumiria a presidência alviverde.

O comerciante era pai do radialista Wolly Venhofen, um dos pioneiros da reportagem de campo nas transmissões de futebol em Passo Fundo. Também tinha duas filhas, Maria Salete e Rosa Maria, que aparece como mascote do Gaúcho nas históricas fotos com os times do alviverde e do Grêmio de Porto Alegre no jogo de inauguração do Estádio Wolmar Salton em 24 de agosto de 1957.