Jogo das Estrelas
Dados Organização: Ex-jogadores e entidades Período: 2009-2016 (5 edições) Jogos: 5 Gols: Não disponível Sistema de disputa: Jogo único Primeiro vencedor: Não se aplica Atual vencedor: Não se aplica Maior vencedor: Não se aplica
História O Jogo das Estrelas foi uma iniciativa que durante alguns anos reuniu ex-jogadores e convidados que disputavam uma partida de exibição no final do ano no Estádio Vermelhão da Serra, com objetivo de arrecadar doações para entidades assistenciais. A primeira edição foi disputada em 2009. A ideia surgiu com o preparador físico Marco Aurélio, na época coordenador de esportes na Secretaria Municipal de Desporto e Cultura, os jogadores George Lucas e Felipe, e o ex-jogador Serjão, então coordenador de esportes no Sest/Senat. Depois, outras entidades apoiaram a iniciativa.
Lista dos jogos Edição Data Resultado 1ª 17.12.2009 Passo Fundo 4-1 Amigos de Felipe e George Lucas 2ª 29.12.2010 Estrelas 5-2 Seleção da Várzea de Passo Fundo 3ª 22.12.2011 Amigos do George Lucas e do Felipe 3-3 Amigos do Ernestina 4ª 20.12.2013 Amigos do Felipe vs. Amigos do Lenilson 5ª 22.12.2016 Estrelas vs. Passo Fundo (Acesso 2012)
Edições 1ª edição (2009), Passo Fundo 4-1 Amigos de Felipe e George Lucas Aproximadamente 5 mil pessoas foram até o Estádio Vermelhão da Serra no dia 17 de dezembro de 2009 para acompanhar a partida beneficente entre o Passo Fundo e um combinado formado por amigos dos jogadores Felipe e George Lucas. Foram arrecadados mais de 10 mil quilos de alimentos, doados para APAE, Leão XIII e creches.
2ª edição (2010), Estrelas 5-2 Seleção da Várzea de Passo Fundo A Seleção da Várzea, formada por jogadores que disputaram o campeonato amador de Passo Fundo e que atuou com o uniforme do Gaúcho/Ernestina/Bola 10, saiu na frente com Miotto cobrando pênalti. A resposta das Estrelas veio com Ernestina, que marcou duas vezes, uma delas depois de um ótimo cruzamento de Josué. As Estrelas continuaram mostrando superioridade, principalmente com Rafinha, então destaque do Coritiba campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2010, e Felipe. E foi assim que mais dois gols surgiram, ambos de Felipe. No mais bonito deles, o atacante deixou um zagueiro e o goleiro da várzea no chão antes de rolar para as redes. Já no final, Adílio, para as Estrelas, e Papa-Léguas, para a Seleção da Várzea, deram números finais ao confronto.
3ª edição (2011), Amigos do George Lucas e do Felipe 3-3 Amigos do Ernestina A terceira edição do Jogo das Estrelas, disputada no Estádio Vermelhão da Serra, marcou a despedida de Ernestina do futebol profissional. O jogo terminou com um empate por 3 a 3, com gols de Marquinhos, Igor e Serjão para os Amigos do George Lucas e do Felipe, e Ernestina (duas vezes) e Juan para os Amigos do Ernestina. Também participaram Fábio Rochemback, Rivelino, Serjão, Maccarini e Cláudio Freitas, além do piloto Cláudio Ricci, o Cacau, que chegou a jogar no Passo Fundo em 1992. Foram arrecadados em torno de 1,5 mil quilos de alimentos, repassados para a Comunidade Terapêutica Maanaim, Centro de Ajuda à Criança com Câncer, Abrigo dos Velhinhos Lucas Araújo e uma creche municipal. Para 2012, a ideia era convidar o ex-tenista Marcos Daniel, e os irmãos Gustavo e Murilo do vôlei.
4ª Edição (2013), Amigos do Felipe vs. Amigos do Lenilson A quarta edição do Jogo das Estrelas precisou esperar dois anos para ser realizado. Entre os convidados estavam China, Fábio Rochemback, Luis Carlos Winck, Luiz Freire, Ediglê, Cláudio Freitas, George Lucas, Leonel, Paulo Gaúcho, Serjão, Rondinha, Ernestina, Bruno Grassi, William Lago e Juarez. Também participariam o tenista Marcos Daniel e os pilotos Cláudio Ricci, Bruno Bertoncello e Victor Hugo Matzenbacker. Os convidados seriam distribuídos nas equipes lideradas pelo atacante Felipe e pelo meia Lenilson do Passo Fundo.
5ª Edição (2016), Estrelas vs. Passo Fundo (Equipe do Acesso de 2012) A quinta edição do Jogo das Estrelas foi organizada pelos ex-jogadores Ernestina, Ricardo Attolini e Serjão, reunindo convidados contra jogadores que participaram da campanha que garantiu o acesso do Passo Fundo à primeira divisão do Campeonato Gaúcho em 2012. Os alimentos arrecadados foram destinados à Cáritas Arquidiocesana e ao Lar de Idosos Nossa Senhora da Luz.