Chevrolet: mudanças entre as edições
mSem resumo de edição |
mSem resumo de edição |
||
Linha 18: | Linha 18: | ||
|<small>Não disponível</small> | |<small>Não disponível</small> | ||
|} | |} | ||
A '''Chevrolet''' foi a segunda montadora a se instalar no Brasil, em 1925, e no ano seguinte já patrocinava uma taça entregue ao campeão do [[Campeonato Citadino]] de 1926 oferecida pelo representante da marca na cidade, Oliverio Mancio. | A '''Chevrolet''' foi a segunda montadora a se instalar no Brasil, em 1925, e no ano seguinte já [[Taça Chevrolet|patrocinava uma taça]] entregue ao campeão do [[Campeonato Citadino]] de 1926 oferecida pelo representante da marca na cidade, Oliverio Mancio. | ||
== História == | == História == |
Edição das 20h12min de 30 de setembro de 2024
Chevrolet | |
---|---|
Informações | |
Nome | Chevrolet Motor Car Company (na época) |
Proprietários | Não disponível |
Atividade | Não disponível |
Endereço | Não disponível |
A Chevrolet foi a segunda montadora a se instalar no Brasil, em 1925, e no ano seguinte já patrocinava uma taça entregue ao campeão do Campeonato Citadino de 1926 oferecida pelo representante da marca na cidade, Oliverio Mancio.
História
A Chevrolet foi fundada em 3 de novembro de 1911 pelo piloto de corridas de carro e engenheiro de automóveis Louis Chevrolet e seus sócios e parceiros de investimento William C. Durant (fundador da General Motors), William Little, Edwin R. Campbell e R.S. McLaughlin. Nos anos seguintes, seria incorporada pela General Motors.
No Brasil, a Chevrolet (que sempre representou a marca GM no país) foi fundada em 1925 e no início funcionava em um galpão alugado no bairro do Ipiranga em São Paulo. No começo, a empresa apenas montava seus veículos das marcas Buick, Oldsmobile, Chevrolet, Oakland, Cadillac e Pontiac no país, com as peças e componentes importados da matriz nos Estados Unidos.
Em Passo Fundo
Ainda em 1926, quando a General Motors autorizou mais de 150 agentes a vender seus automóveis pelo país, os carros da companhia já chegavam a Passo Fundo. Em 1931, o comerciante John Mac GinityFilho, jogador de clubes da cidade e árbitro, se anunciava no Álbum do Município de Passo Fundo como agente autorizado Chevrolet.
Os automóveis ganharam definitivamente as ruas e em 1939 o Guia Ilustrado Comercial, Industrial e Profissional do município, impresso em comemoração à primeira edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Feira de Passo Fundo já mostrava a Agência Chevrolet de Ary Cezar Burlamaque e do seu sócio Carlos Sbaraini de Sarandi como a representante da marca na cidade. A montadora ainda tinha duas oficinas especializadas, a “Chevrolet”, de João Tagliari, na Rua Bento Gonçalves, e o “Posto Chevrolet”, de Guilherme Copetti, na esquina da Avenida General Osório com a Rua Coronel Chicuta.