Liga Desportiva Serrana: mudanças entre as edições

De Futebol de Passo Fundo
Ir para navegação Ir para pesquisar
mSem resumo de edição
mSem resumo de edição
 
(2 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 2: Linha 2:
! colspan="2" |Liga Desportiva Serrana
! colspan="2" |Liga Desportiva Serrana
|- align="center"
|- align="center"
| colspan="2" |
| colspan="2" |[[Arquivo:Sem logotipo.jpeg|semmoldura|150x150px]]
|-
|-
! colspan="2" |<small>Informações</small>
! colspan="2" |<small>Informações</small>

Edição atual tal como às 20h48min de 25 de agosto de 2024

Liga Desportiva Serrana
Informações
Nome Liga Desportiva Serrana
Fundação 15.11.1919
Atividade 1919-?
Sede Cruz Alta-RS
Situação Extinta
Motivo Não disponível

A Liga Desportiva Serrana foi a primeira liga de futebol conhecida da qual fez parte uma equipe de futebol de Passo Fundo, embora saiba-se que o União tenha participado de um campeonato regional disputado em 1913 (ainda que não se tenha a certeza se alguma, ou qual, entidade organizasse a competição).

Aproximadamente um ano após a criação da Federação Gaúcha de Futebol (então, Federação Rio-Grandense de Desportos), em maio de 1918, começaram a surgir os primeiros passos pela fundação de uma "Liga Serrana de Sport".

As primeiras notícias falavam sobre a intenção de reunir equipes de Cruz Alta, Ijuí, Júlio de Castilhos, Passo Fundo, Santa Maria (Brasil, Riograndense e Tamandaré) e Tupanciretã (14 de Julho, 7 de Setembro, Grêmio Gaúcho e Ruy França).

No dia 9 de novembro de 1919, era anunciado que a liga teria a participação de clubes de Cruz Alta, Júlio de Castilhos e Passo Fundo. A ideia de ter uma entidade regendo o futebol regional era vista com "enthusiastico acolhimento" (em grafia da época) principalmente por Arranca e Guarany de Cruz Alta e Gaúcho de Passo Fundo.

Finalmente, no dia 15 de novembro de 1919, era fundada em Cruz Alta a Liga Serrana de Sport. No dia 20 do mesmo mês, a entidade ganhava o nome de Liga Desportiva Serrana, e eram anunciados os clubes membros: 7 de Setembro, de Tupanciretã; Arranca, de Cruz Alta; Brasil, de Cruz Alta; Gaúcho, de Passo Fundo; Grêmio Ijuhyense, de Ijuí; e Tamandaré, de Santa Maria.

A primeira diretoria era formada toda por integrantes dos clubes de Cruz Alta: Ernesto Lacombe, presidente; Waldemar Lima, secretário; e Abel Espellet, tesoureiro.

O "jeitinho" do Gaúcho

Uma das exigências para se participar da Liga era o clube interessado ter seus estatutos sociais publicados. Foi o que descobriu João Junqueira da Rocha, representante do Gaúcho, quando chegou a Cruz Alta para a reunião da fundação da Liga. Além disso, foi sugerido que os estatutos da Liga Desportiva Serrana fossem inspirados nos do time passo-fundense.

O problema é que o Gaúcho não tinha estatutos. O representante alviverde, em vez de reconhecer o fato, disse então que "havia esquecido o livreto com os estatutos em Passo Fundo". Assim, ele se comunicou o mais rápido possível com seu irmão Antonio Junqueira da Rocha, então vice-presidente do Gaúcho, contando o que havia acontecido.

Antonio, no mesmo instante, foi até as oficinas da Livraria Minerva e "em meia hora" ditou os artigos para o amigo, companheiro de futebol e dono da livraria Antão Chagas, para que fossem impressos o mais rápido possível.

Em poucas horas, os estatutos estavam prontos e seguiram de trem no dia seguinte para Cruz Alta, levados por Manuel Rosendo. Assim, ficou a impressão exata do esquecimento para os cruz-altenses.

Competições

Além de amistosos entre os integrantes da Liga, não há informações de competições específicas realizadas entre seus membros. Também não foi encontrado registro de quando a Liga Desportiva Serrana deixou de existir.

Lista de presidentes

Ano Presidente
1919 Ernesto Lacombe

*A relação está, possivelmente, incompleta.

Estatutos

Os estatutos da Liga não foram encontrados.