Taça Gratidão: mudanças entre as edições

De Futebol de Passo Fundo
Ir para navegação Ir para pesquisar
mSem resumo de edição
mSem resumo de edição
 
(2 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 2: Linha 2:
! colspan="2" |Taça Gratidão
! colspan="2" |Taça Gratidão
|- align="center"
|- align="center"
| colspan="2" |[[Arquivo:Bandeira-riograndedosul.png|semmoldura|150x150px]]
| colspan="2" |[[Arquivo:Bandeira-passofundo-encantado.gif|semmoldura|150x150px]]
|-
|-
! colspan="2" |<small>Informações</small>
! colspan="2" |<small>Informações</small>
Linha 31: Linha 31:
|}
|}


A '''Taça Gratidão''' foi um troféu entregue ao vencedor de um amistoso disputado entre {{Gaúcho (Sport Clube Gaúcho)}} e Encantado no dia 29 de junho de 1974 no {{Estádio Wolmar Salton (1957)}}. A taça recebeu este nome devido ao feito do time do Vale do Taquari na última rodada da fase classificatória do Campeonato Gaúcho, quando venceu o Novo Hamburgo por 3 a 0 e ajudou o Gaúcho a se classificar para o decagonal final. Enquanto o Encantado terminou na terceira colocação, com 17 pontos, Gaúcho e Novo Hamburgo dividiram a oitava posição, com 13, mas o time de Passo Fundo garantiu a última vaga nos critérios de desempate. Como o campeonato estadual teria um recesso de cerca de dois meses, foi marcado o amistoso para agradecer o feito do Encantado. A iniciativa partiu do vereador passo-fundense Jorge Pillar Bandarra
A '''Taça Gratidão''' foi um troféu entregue ao vencedor de um amistoso disputado entre {{Gaúcho (Sport Clube Gaúcho)}} e Encantado no dia 29 de junho de 1974 no {{Estádio Wolmar Salton (1957)}}. A taça recebeu este nome devido ao feito do time do Vale do Taquari na última rodada da fase classificatória do Campeonato Gaúcho, quando venceu o Novo Hamburgo por 3 a 0 e ajudou o Gaúcho a se classificar para o decagonal final. Enquanto o Encantado terminou na terceira colocação, com 17 pontos, Gaúcho e Novo Hamburgo dividiram a oitava posição, com 13, mas o time de Passo Fundo garantiu a última vaga nos critérios de desempate. Como o campeonato estadual teria um recesso de cerca de dois meses, foi marcado o amistoso para agradecer o feito do Encantado. A iniciativa partiu do vereador passo-fundense {{Jorge Bandarra (Jorge Pillar Bandarra)}}.


A diretoria do Gaúcho, comandada pelo presidente {{Antônio Loureiro Kruel}}, preparou uma recepção especial para os visitantes, que tinham a delegação chefiada pelo presidente Victor Bertisseli.
A diretoria do Gaúcho, comandada pelo presidente {{Antônio Loureiro Kruel}}, preparou uma recepção especial para os visitantes, que tinham a delegação chefiada pelo presidente Victor Bertisseli.

Edição atual tal como às 21h20min de 24 de setembro de 2024

Taça Gratidão
Informações
Organização Gaúcho
Período 1974 (1 edição)
Sistema de disputa Jogo único
Jogos 1
Gols 3
Primeiro vencedor Gaúcho
Atual vencedor Gaúcho
Maior vencedor Gaúcho (1x)

A Taça Gratidão foi um troféu entregue ao vencedor de um amistoso disputado entre Gaúcho e Encantado no dia 29 de junho de 1974 no Estádio Wolmar Salton. A taça recebeu este nome devido ao feito do time do Vale do Taquari na última rodada da fase classificatória do Campeonato Gaúcho, quando venceu o Novo Hamburgo por 3 a 0 e ajudou o Gaúcho a se classificar para o decagonal final. Enquanto o Encantado terminou na terceira colocação, com 17 pontos, Gaúcho e Novo Hamburgo dividiram a oitava posição, com 13, mas o time de Passo Fundo garantiu a última vaga nos critérios de desempate. Como o campeonato estadual teria um recesso de cerca de dois meses, foi marcado o amistoso para agradecer o feito do Encantado. A iniciativa partiu do vereador passo-fundense Jorge Bandarra.

A diretoria do Gaúcho, comandada pelo presidente Antônio Loureiro Kruel, preparou uma recepção especial para os visitantes, que tinham a delegação chefiada pelo presidente Victor Bertisseli.

O jogo

Esta seria a primeira vez que o Encantado jogaria em Passo Fundo. Até então, haviam sido apenas dois jogos, todos no Vale do Taquari e dois empates por 0 a 0: em 1973, pela Copa Governador do Estado; e em maio de 1974, pela primeira fase do estadual.

O amistoso em clima de festa, embora com um público abaixo do esperado, teve todos os gols anotados no primeiro tempo. Mosquito abriu a contagem com um raro gol de cabeça, aos 18 minutos. Dez minutos depois, foi a vez do goleador Bebeto ampliar. No último minuto da etapa inicial, o zagueiro Daizon Pontes deu números finais ao placar. No segundo tempo, com a vitória garantida, o ritmo caiu e o Gaúcho garantiu mais uma taça.

Além do amistoso, o Encantado também foi convidado a participar do Quadrangular Serra-Missões no lugar do Ypiranga de Erechim, que desistira. O torneio amistoso serviria de “aquecimento” para o decagonal final do Gauchão e reuniria ainda Atlético de Carazinho e São Luiz de Ijuí. Posteriormente, o torneio, que chegou a iniciar, seria cancelado por falta de datas.

O Gaúcho terminaria a competição estadual na 8ª posição e o Encantado no 10º lugar. O campeão foi o Internacional, com a incrível campanha de 18 vitórias em 18 jogos, marcando 43 gols e sofrendo apenas 2.

Lista de campeões

Ed. Ano Campeão Vice-campeão Final
1974 Gaúcho Encantado 3-0

Títulos

Equipe Títulos Anos
Gaúcho 1 1974

Lista de goleadores

Ano Gols Jogador Equipe
1974 1 Bebeto Gaúcho
Daizon Pontes Gaúcho
Mosquito Gaúcho