futeboldepassofundo.com.br
:x;ggoFl;J:EO contato@futeboldepassofundo.com.br

29/12/2023 22:50:01

Diario da Manha
DIA pAMANIS Nome: Didrio da Manh3
RIO Proprietario: Tulio Fontoura (inicial), Janesca Maria Martins Pinto (final)
Fundacdo: 28.11.1935
Extincdo: 31.08.2022
Endereco inicial: Avenida Brasil, 374
Endereco atual: Ndo tem (extinto)
Fundador: Tulio Fontoura
Diretor/redator-chefe: Armando de Souza Kanters (inicial), Tulio Pretto Martins
Pinto (final)
Slogan: Nao tem
Formato: Tabloide
Periodicidade: bissemanal (quartas-feiras e sabado e domingo) (final)

Historia

O Diario daManhd foifundado em 28 de novembro de 1935 pelo jornalista Tdlio Fontoura, que também foi seu diretor
até sua morte em 17 de setembro de 1979. Foi a segunda incursdo de Fontoura na imprensa, depois de comandar o
jornal A Luta entre 1931 e 1933 (antes havia sido gerente da Gazeta, também em Passo Fundo, quando chegou na
cidade vindo de Porto Alegre aos 21 anos em 1926). O redator era Armando de Souza Kanters e a geréncia funcdo de
Marcelino Rodrigues Braga.

0 jornal (redacdo e oficina) ficava na Avenida Brasil, 374, na esquina com a Avenida General Netto. Com quatro
paginas, tinha formato standard, com 53 cm de altura e 36,5 cm de largura. Em 1939, o Didrio se mudou para uma
sede prépria na esquina das ruas Coronel Chicuta e Independéncia.

O Diario da Manha foi o primeiro jornal da cidade a circular diariamente, com uma tiragem inicial de 500 exemplares.
Em 1972, Dyogenes Auildo Martins Pinto, genro de Tdlio Fontoura, assumiu a direcdo do jornal, implementando a
impressdo em offset em substituicdo a linotipia. Martins Pinto ficaria a frente do jornal com a morte do sogro e até
1998, quando faleceu. Ele foi sucedido pelos filhos Péricles e Janesca. No ano 2000, o Didrio da Manh4 foi o primeiro
jornal da cidade a circular diariamente em cores. Em 2003, o jornal inaugurava seu site na internet.

Depois de passar a ser gratuito e com circulacdo bissemanal (as quartas-feiras e com a edi¢cdo conjunta de sabado e
domingo), o Diario da Manh& anunciava o encerramento de suas atividades em 31 de agosto de 2022 com um
pequeno texto de seis linhas na capa do jornal.



